É muito comum a gente registrar festa, memorias de viagens, mas ontem, sexta feira fui a missa de setimo dia de Benedito Leite da Costa, marido de uma amiga. a morena. Foram 54 anos de convivência. Isso é uma vida. Aliás um exemplo de vida, cada vez mais raro. Dentre as emoções do momento quero deixar aqui registrado um trecho da mensagem da Maribete, sua filha:
– “… CONVIDE O PERDÃO A MORAR EM SUA CASA.
PEÇA A VINGANÇA, AO EGOISMO E A RAIVA QUE SE RETIREM.
APROVEITE O TEMPO PRECIOSO PARA DIZER “EU TE AMO” A QUEM VOCÊ REALMENTE AMA.
FAÇO UM CONVITE A VOCÊ QUE TEM PAI E MÃE, QUE TEM IRMÃOS E AMIGOS, QUE TEM FILHOS.
NÃO ECONOMIZE OS SENTIMENTOS DE AFETO…”
Informativo do blog:
O QUE SIGNIFICA MISSA DE SÉTIMO DIA?
POR QUE TEM DE SER NO SÉTIMO DIA?
• A Celebração da Missa de sétimo dia é uma forma de a Igreja proclamar a Ressurreição dos que morrem no Senhor e de realizar a comunhão dos Santos. Cremos na Ressurreição de Jesus e na nossa, enquanto estivermos unidos a ele. Quando rezamos pelos vivos e falecidos, quando nos santificamos, ajudamos outros a estarem mais perto de Deus. A isso chamamos de Comunhão dos Santos.
• Há várias maneiras de se proclamar a Ressurreição de Jesus e dos irmãos. A Missa é uma dessas maneiras. Por isso, se reza a missa de corpo presente, de sétimo dia, de trigésimo dia, de um ano. Estas datas estão ligadas a costumes nossos, às lembranças que as pessoas têm. Não são datas obrigatórias, nem precisam ser naquele dia exato.
• A missa de sétimo dia significaria para o falecido estar na perfeição de Deus, Mas é claro que não podemos fazer disso um gesto matemático, nem podemos afirmar que só no sétimo dia a pessoa estaria com Deus. Não sabemos, com certeza, esse tipo de coisa, nem isso é importante porque para Deus não existe dia, nem tempo. O que vale é celebrar a Ressurreição de Jesus e a nossa! E para isso todo tempo é tempo. Não há data marcada!
Padre César Moreira